top of page

Nossa História

O I COMÚSICA ocorreu entre os dias 01 e 03 de dezembro de 2010, no auditório do SESC Poço, em Maceió, e contou com apoio da Universidade Federal de Alagoas e de recursos do Edital Universal do CNPq. Na ocasião, além da chamada de trabalhos, apresentaram conferências os pesquisadores Simone Pereira de Sá, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Felipe Trotta, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Eduardo Vicente, da Universidade de São Paulo (USP), Micael Herschmann, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ronaldo Bispo, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Jeder Janotti Junior, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).


II edição do evento também ocorreu no SESC Poço, Maceió, nos dias 01 e 02 de dezembro de 2011, contando novamente com apoio da UFAL, do Programa de Pós- Graduação em Comunicação da UFPE, além de recursos do Edital Universal CNPq. A programação contou com pesquisadores de importantes instituições de ensino do País, como Felipe Trotta, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Adriana Amaral, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Thiago Soares, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Vinícius Pereira, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), além de críticos especializados em música, como os jornalistas Marcelo Costa, do blog Scream&Yell, e Bruno Nogueira, membro da curadoria do festival independente Abril Pro Rock (PE).


O III COMÚSICA aconteceu nos dias 27 e 28 de março no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE. Além da UFPE, o evento contou com recursos do Edital Universal do CNPq. Na oportunidade, além dos trabalhos selecionados na chamada para apresentação, ocorreram conferências de Adriana do Amaral (UNISINOS), Cíntia Fernades (UERJ), Will Straw (McGill) e Jeder Janotti Junior (UFPE).


A edição do IV COMÚSICA foi organizada pela Profa. Cíntia Fernandes (PPGCOMUERJ), teve como eixo central temático “Músicas, Redes e Cenas Translocais”, e contou com o apoio de três programas de pós-graduação em comunicação, a saber, da UFF, UFRJ e UERJ (além do apoio da Casa de Rui Barbosa). Os dois painéis principais e GTs foram realizados no campus da Casa de Rui Barbosa e da UERJ, na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 15 de maio de 2017, contando com a participação destacada dos seguintes pesquisadores nacionais e internacionais: Adriana Amaral (UNISINOS), Simone Pereira de Sá (UFF), Micael Herschmann (UFRJ), Simone Luci Pereira (UNIP), Felipe Trotta (UFF), Jeder Janotti Junior (UFPE), Thiago Soares (UFPE), Omar Rincón (Universidade de los Andes, da Colômbia), Mercedes Liska (Universidade de Buenos Aires) e Malvina Silba (Universidade de Buenos Aires).


Já a V edição do COMÚSICA, organizada pela Profa. Adriana Amaral (PPGCCUNISINOS), teve como eixo central temático “Culturas Musicais,
Sonoridades e Indústrias Criativas” no LABTICS (Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação) da UNISINOS localizado na Escola da Indústria Criativa no Campus São Leopoldo. O evento contou com o apoio da PROEX/CAPES e do Projeto PROCAD/CAPES Cartografias do Urbano na Cultura Musical e Audiovisual: Som, Imagem, Lugares e Territorialidades em perspectiva comparada e aconteceu entre os dias 1 e 3 de agosto de 2017. No primeiro dia, antes da abertura, aconteceu a mesa “O papel da música nas indústrias criativas em Porto Alegre”, mediada por Frank Jorge (Unisinos), onde atores da cena falaram de suas experiências. A palestra de abertura “Live Fast and Die Punk: a ancoragem múltipla das cenas musicais contemporâneas” foi feita por Paula Guerra (Universidade do Porto/KISMIF), com mediação de Adriana Amaral (Unisinos). Na manhã do segundo dia, ocorreu a mesa “Métodos de pesquisa em Comunicação e Música” com Micael Herschmann (UFRJ), Simone Pereira Sá (UFF), Tânia Moreira (Universidade do Porto) e Mediação de Jeder Janotti Jr (UFPE). A mesa do terceiro dia foi “Tendências nas pesquisas em Som” e contou com Luana Zambiazzi Santos (Unipampa), José Cláudio Castanheira (UFSC) e Rodrigo Carrero (UFPE), com mediação de Marcelo Conter (IFRS).

bottom of page